Reino dos Céus
Título original: Kingdom of Heaven
De:
Ridley Scott Com:
Eva Green,
Liam Neeson,
Orlando BloomGénero: Drama, Guerra, Romance
Classificacao: M/12
Estúdios: 20th Century Fox, filmado nos EUA/Marrocos, 2004.
Cores, 145 min.
Nem sem o que deva escrever sobre o filme que acabei de ver.
Vou começar pela assistência, porque não consigo mentalizar-me que as pessoas gastem tanto dinheiro, para fazer barulho com as pipocas, bebidas, falar, atender telemóvel?!... É incrível! Porque é que não ficam em casa?
Li esta semana que o decréscimo de espectadores nas salas de cinema, no 1º quarto do ano, atingiu o bonito número de 170.000!? Não me admiro nada.
Quanto ao filme, apesar da beleza estética apanágio de grandes produções, de que Ridley Scott é um dos melhores especialistas, resulta um bom filme de ficção, como filme histórico deixa muito adesejar.
Tenho que realçar, que a TV e o cinema são hoje um dos principais veículos de informação e de educação. Como tal, o Ridley Scott, não devia usar a história, para fazer analogias críticas, entre as cruzadas e "A Cruzada Bushiana" contra o Islão, que todos (ou quase) concordamos ser profudamente errada e de desenvolvimento errático.
Mas, a caracterização que é feita dos cruzados - os Templários como fundamentalistas bárbaros -, e os Sarracenos - cultos e respeitadores do "muticulturalismo" -, é no minímo para rir a a bandeiras despregadas. A dualidade de critérios na abordagem da caracterização dos personagens, é tão aberrante e descriminatória, que até o mais ateu dos obsevadores se revoltará.
Como exemplo e escola de virtudes - *****.
Talvez valha uma visita ao cinema, este tipo de filme perde muito com o visionamento caseiro. Se tiverem a sorte de não terem companhia pipoqueira e faladora, na sessão a que assistirem...
This entry was posted
on sábado, maio 14, 2005 at 5/14/2005.
|