Hoje 13 de Maio de 1974, é para mim uma data que parece longínqua, mas infelizmente não consigo esquecer, que foi o dia em que cheguei a Portugal, como refugiado de uma então (ainda), colónia - Moçambique. Criança mimada, que de repente teve que deixar de o ser. Vivi durante 2 anos com a minha irmã, em casa de parentes afastados. Enquanto os meus pais, tentavam enviar o máximo do resto das suas vidas.
31 anos passaram, e o que podia ser uma recordação triste, passou a ser um marco na minha vida, que me fez crescer, diria mesmo amadurecer a uma velocidade anormal.
Com o distanciamento temporal, se calhar necessário, cheguei à conclusão, que o aniversário desta data, significa hoje para mim uma recordação que passou de triste a alegre, porque fico feliz por fazer parte da construção de um país livre e moderno, para o bem e para mal.
Nós somos um povo demasiado crítico (mas, só para os outros), agora acho que chegou a fase em que temos que amadurecer como comunidade, devemos criticar de forma fundamentada e construtiva, a começar pela autocrítica, porque é o nosso futuro que estamos a ajudar a construir. E, acima de tudo não deixarmos que os outros, falem e decidam por nós.
This entry was posted
on sexta-feira, maio 13, 2005 at 5/13/2005.
|