<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7876992\x26blogName\x3djoaoscottex\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://joaoscotex66.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://joaoscotex66.blogspot.com/\x26vt\x3d7900938790244365435', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

13 de Maio de 1917 - Aparição de Nossa Sra. de Fátima

Nossa Sra. de Fátima, fé ou negócio, ou negócio da fé?

Esta sim, é uma questão pessoal. Definir se acreditamos, ou não, além de pessoal, é de um modo geral revelado em momentos de grande dificuldade e de incerteza.
A fé funciona como uma bengala espiritual, que nos ampara em momentos de grande dificuldade e de interrogação, o agnosticismo *1 - "Um ser humano só se revela enquanto tal quando duvida." - permite-nos procurar a verdade, sempre, sem nos atermos em explicações sobrenaturais. Meio termo entre o teísmo (*2) e o ateísmo (*3). Compreendido desta forma, o agnosticismo é o cepticismo (*4) com respeito a tudo o que seja teológico. O agnóstico sustenta que o conhecimento humano é limitado ao mundo natural, que a mente é incapaz do conhecimento do sobrenatural. Compreendido assim, um agnóstico poderia também ser um teísta ou um ateu. O primeiro seria chamado de fideísta (*5), alguém que acredita em Deus puramente por fé. O segundo é às vezes acusado pelos teístas de ter fé na inexistência de Deus, mas a acusação é absurda e a expressão não faz sentido. O ateu agnóstico simplesmente não encontra nenhuma razão convincente para acreditar em Deus.
E tu, o que és?

*1 agnosticismo- gnostikós, relativo ao conhecimento, doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto.
*2 teístas-Do Gr. theós, Deus. ...que ou a pessoa que acredita na existência de Deus.
*3 ateísta-Ateu; pessoa que não acredita na existência de Deus.
*4 cepticismo-Doutrina filosófica baseada na suspensão do juízo afirmativo ou negativo, principalmente em assuntos metafísicos; estado de quem duvida de tudo ou não aceita crenças geralmente admitidas; pirronismo.
*5 fideísta- do Lat. fide, fé; pessoa sectária do fideísmo- sistema que baseia na fé o conhecimento das primeiras verdades.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »