Nossa Sra. de
Fátima, fé ou negócio, ou negócio da fé?
Esta sim, é uma questão pessoal. Definir se acreditamos, ou não, além de pessoal, é de um modo geral revelado em momentos de grande dificuldade e de incerteza.
A fé funciona como uma bengala espiritual, que nos ampara em momentos de grande dificuldade e de interrogação, o agnosticismo *
1 - "Um ser humano só se revela enquanto tal quando duvida." - permite-nos procurar a verdade, sempre, sem nos atermos em explicações sobrenaturais. Meio termo entre o teísmo
(*2) e o ateísmo
(*3). Compreendido desta forma, o agnosticismo é o cepticismo
(*4) com respeito a tudo o que seja teológico. O agnóstico sustenta que o conhecimento humano é limitado ao mundo natural, que a mente é incapaz do conhecimento do sobrenatural. Compreendido assim, um agnóstico poderia também ser um teísta ou um ateu. O primeiro seria chamado de fideísta
(*5), alguém que acredita em Deus puramente por fé. O segundo é às vezes acusado pelos teístas de ter fé na inexistência de Deus, mas a acusação é absurda e a expressão não faz sentido. O ateu agnóstico simplesmente não encontra nenhuma razão convincente para acreditar em Deus.
E tu, o que és?
*1 agnosticismo- gnostikós, relativo ao conhecimento, doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto.
*2 teístas-Do Gr. theós, Deus. ...que ou a pessoa que acredita na existência de Deus.
*3 ateísta-Ateu; pessoa que não acredita na existência de Deus.
*4 cepticismo-Doutrina filosófica baseada na suspensão do juízo afirmativo ou negativo, principalmente em assuntos metafísicos; estado de quem duvida de tudo ou não aceita crenças geralmente admitidas; pirronismo.
*5 fideísta- do Lat. fide, fé; pessoa sectária do fideísmo- sistema que baseia na fé o conhecimento das primeiras verdades.
This entry was posted
on sexta-feira, maio 13, 2005 at 5/13/2005.
|