Ressurreição de Jesus Cristo.
PÁSCOA do Latim pascha < Gr. páscha < Hebr. pesakh, passagem s. f., festa anual que os Judeus celebravam em memória da sua saída do Egipto; festa anual que os Cristãos celebram em memória da ressurreição de Cristo;
em Dicionário Universal(Texto Editores)
O que é a Páscoa?- A Páscoa é uma festa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu, até à sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam em cerimônias religiosas. Como é que se calcula a data da celebração da Páscoa? - A páscoa judaica (Pesakh), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na época de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento pela libertação do povo de Israel, escravizado pelos epípcios. Esta data, não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana. O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o
decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, segundo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de Março. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
Porquê o coelho e o ovo?- A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho, advém do facto, de que os coelhos são notáveis pela sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
A tradição do coelho da Páscoa, chegou à América trazida por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta, que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu num ninho para os seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou a correr. Espalhou-se então a história de que, o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Égipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam-no o símbolo da Lua. É possível, que ele se tenha tornado símbolo pascal, devido ao facto de a Lua determinar a data da Páscoa.
This entry was posted
on sábado, março 26, 2005 at 3/26/2005.
|