"Manhã de 25 de Novembro
Na sequência de uma decisão do General Morais da Silva, CEMFA, que dias antes tinha mandado passar à disponibilidade cerca de 1.000 camaradas de armas de Tancos, paraquedistas da Base Escola de Tancos ocupam o Comando da Região Aérea de Monsanto e seis bases aéreas. Detêm o general Pinho Freire e exigem a demissão de Morais da Silva. Este acto é considerado pelos militares ligados ao
Grupo dos Nove como o indício de que poderia estar em preparação um golpe de estado vindo de sectores mais radicais, de esquerda. Esses militares apoiados pelos partidos políticos moderados PS e PPD, depois do Presidente da República, General Francisco da
Costa Gomes ter obtido por parte do PCP a confirmação de que não convocaria os seus militantes e apoiantes para qualquer acção de rua, decidem então intervir militarmente para controlar inequivocamente o destino político do país. Assim:
Tarde de 25 de Novembro,
elementos do
Regimento de Comandos da Amadora cercam o Comando da Região Aérea de Monsanto.
Noite de 25 de Novembro
O Presidente da República decreta o Estado de Sítio na Região de Lisboa. Militares afectos ao governo, da linha do Grupo dos Nove, controlam a situação. Prisão dos militares revoltosos que tinham ocupado a Base de Monsanto."
Em Centro de documentação 25 de Abril da Univ. de CoimbraComo se vê os Comandos, sempre tão mal-amados, ocasionalmente insultados, até já foram extintos como força entretanto renascidos das cinzas, foram o garante da Democracia, contra a vontade de muita gente de esquerda, onde para toda essa gente?
Não seria tempo de dar o devido destaque à data?
Não seria tempo de clarificar todo o processo de hitórico pós 25 de Abril e terminar com alguns sofismas?
Passaram 30 anos! A opinião pública continua com uma "impressão" muitas vezes errada de tudo o que aconteceu, a liberdade como hoje a vivemos (certa ou errada) em muito se deve a actividade militar que sempre fui desenvolvida pelos Comandos, tropa especial de elite do exército português, considerada por todos como "uma cambada de loucos"! Será?
Quando foi garantida a liberdade, em 25 de Abril ou Novembro?
This entry was posted
on sexta-feira, novembro 25, 2005 at 11/25/2005.
|