<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7876992\x26blogName\x3djoaoscottex\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://joaoscotex66.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://joaoscotex66.blogspot.com/\x26vt\x3d7220937479606296783', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Comandos e o 25 de Novembro 1974


"Manhã de 25 de Novembro
Na sequência de uma decisão do General Morais da Silva, CEMFA, que dias antes tinha mandado passar à disponibilidade cerca de 1.000 camaradas de armas de Tancos, paraquedistas da Base Escola de Tancos ocupam o Comando da Região Aérea de Monsanto e seis bases aéreas. Detêm o general Pinho Freire e exigem a demissão de Morais da Silva. Este acto é considerado pelos militares ligados ao Grupo dos Nove como o indício de que poderia estar em preparação um golpe de estado vindo de sectores mais radicais, de esquerda. Esses militares apoiados pelos partidos políticos moderados PS e PPD, depois do Presidente da República, General Francisco da Costa Gomes ter obtido por parte do PCP a confirmação de que não convocaria os seus militantes e apoiantes para qualquer acção de rua, decidem então intervir militarmente para controlar inequivocamente o destino político do país. Assim:
Tarde de 25 de Novembro,
elementos do Regimento de Comandos da Amadora cercam o Comando da Região Aérea de Monsanto.
Noite de 25 de Novembro
O Presidente da República decreta o Estado de Sítio na Região de Lisboa. Militares afectos ao governo, da linha do Grupo dos Nove, controlam a situação. Prisão dos militares revoltosos que tinham ocupado a Base de Monsanto." Em Centro de documentação 25 de Abril da Univ. de Coimbra

Como se vê os Comandos, sempre tão mal-amados, ocasionalmente insultados, até já foram extintos como força entretanto renascidos das cinzas, foram o garante da Democracia, contra a vontade de muita gente de esquerda, onde para toda essa gente?
Não seria tempo de dar o devido destaque à data?
Não seria tempo de clarificar todo o processo de hitórico pós 25 de Abril e terminar com alguns sofismas?
Passaram 30 anos! A opinião pública continua com uma "impressão" muitas vezes errada de tudo o que aconteceu, a liberdade como hoje a vivemos (certa ou errada) em muito se deve a actividade militar que sempre fui desenvolvida pelos Comandos, tropa especial de elite do exército português, considerada por todos como "uma cambada de loucos"! Será?
Quando foi garantida a liberdade, em 25 de Abril ou Novembro?
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »