AiKiDoO
Aikido é a arte de neutralizar um ou vários adversários, com ou sem armas, sem magoar ou ferir outrém. Ele conduz a força do adversário transformando o antagonismo em harmonia. A presença de espírito permite nomeadamente ao Aikidoka colocar-se no centro da acção, e reduzir o ataque do parceiro retirando-lhe a sua violência, um pouco à semelhança do efeito do olho do furacão em relação aos ventos da sua periferia: o centro está vazio (em paz), a periferia pode libertar uma energia terrível.
Ai: Amor universal, unidade.
Ki: As energias primordiais manifestadas; em numerosas circunstâncias, a noção do Ki é movimento da vida, dinamismo por excelência, Sopro, Respiração.
Do: A Via, o caminho ; é o caminho para o aperfeiçoamento total do ser humano; não se deve confundi-lo com Do ou Dao (Tao em chinês), que significa a origem de todas as coisas. O Do do Aikido deve ser entendido no sentido da prática espiritual. Esses Do, esses Tao, esses Michi, que podem traduzir-se por logos em grego ou verbum em latim, convergem todos para a mesma finalidade.
Nota: O meu querido filho começou ontem a praticar esta apaixonante arte e filosofia, e parece que começou por gostar bastante, talvez por transferência da paixão do Pai?!
This entry was posted
on terça-feira, setembro 27, 2005 at 9/27/2005.
|