A
Commedia Dell' Arte, no séc. XVI apresentou-se como forma teatral única no mundo, difundiu-se em toda Europa nos séculos sucessivos, contribuíu para a construção do teatro moderno. Teatro espectacular baseado na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados.
O
canovacci (actor) tinha "uma concepção plástica do teatro" exigida em todas as formas de representação e criação, não apenas de pensamentos como de sentimentos através do gesto mímico, da dança, da acrobacia, consoante as necessidades, assim como o conhecimento de uma verdadeira gramática plástica, além desses dotes do espírito que facilitam qualquer improvisação falada e que comandam o espectáculo.
Celebrizados em personagens como Arlequim, Pantaleão e Briguela, levaram a uma enorme especialização do personagem, de tal forma que na maioria dos casos era encarnada até à morte.
Este género pelo seu carácter popular era de um modo geral desempenhado em Teatros de Rua.
A blogoesfera funciona um pouco como a Commedia Dell' Arte
do séc. XXI, homens e mulheres que colocam uma máscara e escrevem nos seus blogues de improviso ou recorrendo à plástica de outros autores (texto, imagem e música), aperfeiçoando-se na sua arte de comunicar em roupagem mais ou menos original, nesse grande teatro de rua que é a internet.
Como já reparam, mudei de "máscara" por acidente e depois por vontade própria, mas continuo a ser EU. Não vou "encarnar" nenhum outro personagem, vou tornar-me um
canovacci e especializar-me no joãoscotex até à morte!
Se conseguir.
This entry was posted
on terça-feira, junho 28, 2005 at 6/28/2005.
|