<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7876992\x26blogName\x3djoaoscottex\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://joaoscotex66.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://joaoscotex66.blogspot.com/\x26vt\x3d7900938790244365435', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Comédia Dell' Arte

A Commedia Dell' Arte, no séc. XVI apresentou-se como forma teatral única no mundo, difundiu-se em toda Europa nos séculos sucessivos, contribuíu para a construção do teatro moderno. Teatro espectacular baseado na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados.
O canovacci (actor) tinha "uma concepção plástica do teatro" exigida em todas as formas de representação e criação, não apenas de pensamentos como de sentimentos através do gesto mímico, da dança, da acrobacia, consoante as necessidades, assim como o conhecimento de uma verdadeira gramática plástica, além desses dotes do espírito que facilitam qualquer improvisação falada e que comandam o espectáculo.
Celebrizados em personagens como Arlequim, Pantaleão e Briguela, levaram a uma enorme especialização do personagem, de tal forma que na maioria dos casos era encarnada até à morte.
Este género pelo seu carácter popular era de um modo geral desempenhado em Teatros de Rua.
A blogoesfera funciona um pouco como a Commedia Dell' Arte do séc. XXI, homens e mulheres que colocam uma máscara e escrevem nos seus blogues de improviso ou recorrendo à plástica de outros autores (texto, imagem e música), aperfeiçoando-se na sua arte de comunicar em roupagem mais ou menos original, nesse grande teatro de rua que é a internet.
Como já reparam, mudei de "máscara" por acidente e depois por vontade própria, mas continuo a ser EU. Não vou "encarnar" nenhum outro personagem, vou tornar-me um canovacci e especializar-me no joãoscotex até à morte!
Se conseguir.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »